Grandes empresas japonesas têm se dedicado a utilizar sistemas para gerar sua própria energia, após o tsunami de 2011, que devastou a região, e causou um grande apagão que afetou toda a produção.
A primeira é a montadora Toyota, instalada na pequena cidade de Ohira, em Miyagi, que instalou uma usina de gás, que produz 70% da energia que a montadora utiliza na fabricação de 120 mil veículos Corolla e Yaris por ano.
O encarregado da fábrica da Toyota, Toshiyuki Nonaka explica que lá, nada se perde. A central é equipada com um sistema que usa o calor produzido, para secar a pintura dos carros; a água em ebulição dos radiadores aquece uma estufa, que produz pimentões verdes, comercializados posteriormente.
Assim, mesmo após um grande apagão, resultado de fortes terremotos, ou outros tipos de acidentes naturais, não causarão a paralisação da produção, nesta unidade.
Além da Toyota, a Mitsubishi Motors equipou sua fábrica de motores em Kyoto, com uma mini usina de gás.
Outra montadora, a Honda, no noroeste de Tóquio, possui cobertura de painéis solares, cuja capacidade é de 2.600 quilowatts, além de possuir também uma usina de gás.
Siga o twitter @portalshimbun
Curta nossa página facebook.com/portalshimbun
fonte: globo.com